InfoJoia

RSS

Acompanhe os conteúdos publicados no InfoJoia por RSS.

Todo o conteúdo do Infojoia – link do RSS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
    NEWSLETTER



   FORNECEDORES

Cadastre sua empresa:

77 empresas cadastradas e aumentando ...
  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir fonte
História da Joalheria
12/04/16

História da Joalheria

Como tudo começou...


Livi Pires

A palavra joalheria é derivada da antiga palavra francesa “jouel”, que foi também anglicanizada por volta do século XIII. Procurando em tempos mais antigos encontramos também a palavra “jocale” que significa objeto de brincar.

A joalheria aparece em todos os períodos da história, desde as mais remotas origens, as peças de joalheria aparecem associadas a motivos religiosos, de poder espiritual e de proteção ou associados a um fator utilitário para uso prático. Também serviu como meio de distinção de classe e/ou entre grupos.

A joia é considerada uma das mais antigas manifestações de artes decorativas. Desde que temos indícios culturais, o ser humano exprimiu a necessidade de se enfeitar.

Recentemente foram encontradas conchas com 100.000 anos que foram transformadas em contas, sendo assim a peça mais antiga de joalheria.

 

Conchas usadas em colares, encontradas em Israel

Na Índia antiga, os adornos pessoais eram feitos de materiais encontrados com facilidade na natureza, couro, dentes e ossos de animais, folhas, penas de pássaros, frutas silvestres e sementes eram usados como adorno pessoal.

          

Ainda encontramos diversas tribos que utilizam este tipo de adornos

Hoje, com o desenvolvimento tecnológico a joia pode ser feita com praticamente qualquer material como titânio, madeira, resinas e outros polímeros, parece que voltamos aos primórdios, visto que algumas marcas utilizam pedras brutas, sementes e outros materiais alternativos em  suas coleções.

A joia é usada maioritariamente como peça de decoração, a  necessidade de se enfeitar, é uma forma de se expressar e de se diferenciar, e dependendo do material utilizado, design e conceito a joia se torna um objeto que serve como comunicação, um tipo de linguagem.


Livi Pires

Após anos de experiência no segmento, Livi Pires aborda a extensa história da joalheria, estabelecendo uma conversa com o leitor.

 

 

Mais
COMENTÁRIOS