InfoJoia

RSS

Acompanhe os conteúdos publicados no InfoJoia por RSS.

Todo o conteúdo do Infojoia – link do RSS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
    NEWSLETTER



   FORNECEDORES

Cadastre sua empresa:

77 empresas cadastradas e aumentando ...
  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir fonte
Dicas Imbraforte
14/06/16

Lounge Blindado

Exclusividade com muita segurança


Cristiano Moraes

Dentre todos os segmentos alvos dos bandidos, o setor joalheiro, sem dúvidas é o mais difícil de atuar na prevenção de perdas contra assaltos. E isto se dá, principalmente devido à necessidade de expor os produtos aos olhos e toque dos clientes.

Pensando neste problema que acomete o setor há anos, especialistas em segurança tiveram a brilhante ideia de lançar no mercado um produto para lá de inovador, o qual é chamado de Lounge Blindado.  Este produto se trata de um espaço especial totalmente seguro e blindado dentro da joalheria, usado para mostrar peças valiosas e exclusivas a clientes. Diferentemente de uma sala Bunker comum, este espaço é projetado de forma personalizada com requinte de um ambiente exclusivo e de alto padrão. Além de ser seguro e confortável, o local dá uma sensação única de exclusividade no psicológico do cliente agregando valor a sua marca.

O diferencial é justamente este, dar exclusividade a clientes VIP’s e ao mesmo tempo proporcionar muita segurança tanto para ele quanto para a joalheria. E é neste ponto que vem o “pulo do gato”, pois esse ambiente também serve para repelir a ação de assaltantes. Neste momento você deve estar se perguntando como, não é mesmo? Então vamos explicar melhor. Estatísticas mostram que em mais de 90% dos casos, o assaltante estuda o ambiente alvo antes de realizar um assalto. Para isso ele visita o local algumas vezes e se faz passar por clientes que buscam produtos caríssimos e exclusivos.  Sendo assim, quando isto acontecer, o mesmo irá se deparar com a necessidade de provar as peças caras dentro do ambiente blindado. Lembrando que este será o procedimento da joalheria para todos os casos em que for demonstrar uma peça cara, onde os atendentes irão informar/convidar o “cliente” para entrar no longe blindado. A partir disso, ao perceber o aparato de segurança, o assaltante até poderá entrar e provar, mas de acordo com estatísticas e estudos especializados, dificilmente irá voltar para praticar o assalto.

Bom, você ainda deve estar se perguntando: mas se eu levar o assaltante dentro do lounge ele irá me assaltar lá dentro? A resposta é NÃO, não irá. E você sabe por quê? Primeiro porque ladrões de joalherias raramente chegam preparados para o assalto na primeira vez. Segundo, pelo motivo de que neste ambiente, as joias serão passadas uma a uma para mostrar ao cliente por intermédio de um passa volumes, ou seja, as joias estarão guardadas em uma segunda sala e não no lounge blindado propriamente dito. Além disso, o atendente da joalheria também não deterá o controle de abrir e fechar a porta blindada. Este controle estará nas mãos de outra pessoa que estará monitorando à distância ou mesmo dentro da joalheria, mas em outro ambiente protegido. Na verdade o assaltante estará sendo enclausurado e ele saberá disso. Pela sua experiência, ele sabe que se fizer algo, estará automaticamente “preso” dentro da sala blindada. Para sua própria segurança ele optará por visitar outro local com menores barreiras para sua prática e fuga rápida.

Por todos estes benefícios, este produto já está sendo considerado um sucesso. Além de ser a principal arma já inventada contra assaltos a joalherias, o custo benefício do mesmo garante o retorno. Não esqueça, segurança é coisa séria e a prevenção continua sendo o melhor remédio.

 

* Cristiano Moraes é CEO do grupo Imbraforte Blindados, tem mais de 20 anos de atuação no segmento de alta segurança e prevenção de perdas, temas sobre os quais palestra no Brasil e no exterior. 

 


Cristiano Moraes

Nesta coluna, “Dicas Imbraforte" sobre segurança para joalherias e fábricas de joias, o especialista Cristiano Moraes vai compartilhar com os leitores do InfoJoia atitudes essenciais para proteger sua vida e patrimônio.

Mais
COMENTÁRIOS