InfoJoia

RSS

Acompanhe os conteúdos publicados no InfoJoia por RSS.

Todo o conteúdo do Infojoia – link do RSS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
    NEWSLETTER



   FORNECEDORES

Cadastre sua empresa:

77 empresas cadastradas e aumentando ...
  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir fonte
História da Joalheria
28/07/16

Origem das alianças

Poque usamos alianças? Qual verdadeiro significado desse objeto?


Livi Pires

O uso da aliança surgiu por volta do século XV, época em que a ideia do amor romântico começou a ser difundida no mundo. A primeira noiva da história a usar uma aliança como sinal de amor e união duradoura foi Mary de Burgundy, que foi presenteada com um anel de diamantes pelo seu noivo, o Arquiduque Maximiliano da Áustria, em 1477.

De acordo com sua definição no dicionário, *aliança (substantivo feminino) é um pacto ou tratado entre indivíduos, partidos, povos ou governos para determinada finalidade, união, ligação pelo matrimônio. Sua forma circular, sem começo e nem fim, seria um prenúncio da continuidade do amor e/ou devoção ao longo da vida.

Ela é conhecida por simbolizar o laço/elo existente entre um casal, e, para a sociedade, sinaliza o compromisso entre eles. E o que poucos sabem é que o costume de usar o anel no dedo anelar em diversas culturas está ligado a uma crença antiga de neste dedo existia uma veia que ia direto para o coração.

Nos dias de hoje, a aliança está presente na vida do casal desde a época do namoro — batizado de "anel de compromisso" —, antecedendo os tracionais "anéis de noivado". Após o casamento, as "bodas" vem para brindar cada ano vivido pelo casal, e a cada ano de comemoração para reafirmar o compromisso de amor, uma nova aliança é dada.

É fato que as alianças deixaram de ser simples anéis. Com a customização, algumas marcas têm deixado a criatividade, design, e em alguns casos, até a fabricação, por conta do casal. Os modelos, materiais, pedras e formatos, deram à essa joia, carregada de sentimentos e tradição, uma participação especial na vida dos casais. 


Livi Pires

Após anos de experiência no segmento, Livi Pires aborda a extensa história da joalheria, estabelecendo uma conversa com o leitor.

 

 

Mais
COMENTÁRIOS