InfoJoia

RSS

Acompanhe os conteúdos publicados no InfoJoia por RSS.

Todo o conteúdo do Infojoia – link do RSS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
    NEWSLETTER



   FORNECEDORES

Cadastre sua empresa:

77 empresas cadastradas e aumentando ...
  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal da fonte
  • Diminuir fonte
Conectado
25/05/17

É hora de acreditar no Brasil

País se recuperará após período de crise


Ecio Morais

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”. Mais uma vez, recorro ao grande Winston Churchill para expressar um pensamento de grande parte dos analistas sobre a atualidade brasileira. É isto mesmo, existe muita gente, entre elas eu, acreditando que o nosso país está passando por momento de depuração e que, desse processo, sairá uma nação mais forte e mais madura.

Na verdade, muitos estudiosos de ciências sociais, principalmente estrangeiros, ficam abismados tentando entender como o país vem enfrentando - de forma democrática, civilizada, com as instituições funcionando normalmente - a severa crise econômica e política dos últimos três anos.

Pela primeira vez em sua história, o Brasil está de frente para o espelho, contemplando todas as suas históricas mazelas sociais, políticas e econômicas, e o debate, intenso e feroz, está se dando, em grande medida, em torno de um projeto de país. Já não discutimos, como antes, nomes de salvadores da pátria, representantes de um extremo ou de outro, mas sim projetos. Reconheço que esse debate se dá de forma meio atabalhoada e errática. No entanto, pela primeira vez, começamos a enxergar que o Estado pode ser sim um “pai padrasto” e a iniciativa privada não é, necessariamente, um “bicho papão”.

Finalmente, estamos compreendendo não que existem heróis salvadores e políticos acima do bem e do mal. A duras penas vamos aprendendo que a salvação, o progresso e o desenvolvimento sustentável estão ancorados em instituições sólidas, em relações impessoais de poder, na valorização do trabalho duro, na poupança, no investimento e no reconhecimento do talento individual, e não em projetos mirabolantes e irresponsáveis de progresso econômico e social.

O caminho, realmente, é recheado de incertezas, cheio de obstáculos, de sabotadores e desafios. No entanto, é a adversidade que molda o caráter.

Chegou a hora de defendermos um projeto e um ideal de país. Para isto, precisamos “sair da toca”, participarmos da política e defendermos nossas ideias. A construção da política se dá em sua associação de classe, na sua comunidade e nas suas relações pessoais, construindo esse projeto. É hora de acreditar no Brasil!

 


Ecio Morais

Uma análise crítica sobre o setor de joias no Brasil e no mundo, sob o ponto de vista econômico e político.

Mais
COMENTÁRIOS