InfoJoia

RSS

Acompanhe os conteúdos publicados no InfoJoia por RSS.

Todo o conteúdo do Infojoia – link do RSS

LEIA TAMBÉM
TAGS
  • Feninjer
  • 58ª Feninjer
  • feira
  • evento
  • joias
  • bijuterias
  • relógios
  • industrial
  • varejista
  • coleção
  • novidades
  • tendências
  • lançamentos
  • PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
        NEWSLETTER



       FORNECEDORES

    Cadastre sua empresa:

    77 empresas cadastradas e aumentando ...
    • Aumentar fonte
    • Tamanho normal da fonte
    • Diminuir fonte
    ESPECIAL
    31/01/14

    58ª FENINJER

    Saiba mais sobre a Feira e prepare-se para as compras


    Keila Redondo


    Entre os dias 12 e 15 de fevereiro, os comerciantes de joias e relógios têm um encontro marcado com as novidades e informações que irão definir os resultados das vendas em 2014.

    A 58ª Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins dará inicio aos bons negócios de um período muito especial para o nosso país: o ano da Copa do Mundo no Brasil.

    Sob o tema É Tempo de Afeto, as vitrines irão faiscar uma profusão de lançamentos — que poderão ser conhecidos em primeira mão no nosso Preview 58ª FENINJER — pensados tanto para o público brasileiro como para a multidão de turistas que vão invadir nossas cidades-sede.

    No auditório do Hotel Transamérica, o Ciclo de Palestras, pra lá de especial, terá nomes mundialmente reconhecidos. Presente, ainda, o presidente do IBGM, Hécliton Santini Henriques, que junto com o consultor Luis Rasquilha, da AYR-Insights, vai apresentar um panorama do setor joalheiro em 2014, focando nas oportunidades que a Copa anuncia num contexto de instabilidade no cenário econômico.

    Para os visitantes tirarem o melhor proveito da feira, preparamos este um especial que vai otimizar sua visita à FENINJER. Afinal, um planejamento cuidadoso e antecipado certamente ajudará sua loja a “entrar com o pé direito” nos negócios deste promissor 2014. Confira!

    Como tirar o melhor proveito da feira

    O empresário Julio Okubo, da rede de joalherias que leva seu nome, é cliente da FENINJER desde a criação do evento e costuma se planejar antes de ir às compras na feira: “Busco relatórios dos fornecedores, analiso o giro das mercadorias e vejo as que têm necessidade de compra”, conta - atualmente ele visita a feira acompanhado dos gerentes de suas lojas e dos diretores das áreas de compra, criação, comercial e administrativa.

    Além de procurar assistir todas as apresentações do Ciclo de Palestras do evento e recomendar que sua equipe faça o mesmo — visto que “a FENINJER é o único local que temos palestras voltadas especificamente para o nosso setor” — o empresário e sua equipe analisam “se o que estamos pensando em termos de coleção para o semestre subsequente está afinado com o mercado”, revelando que dedica especial atenção às peças mais leves, infantis, tubulares, correntaria e estamparia.

    “Também fico atento às vitrines de novos fornecedores, afinal, hoje em dia a gente não pode errar nas compras, elas têm que ser feitas com muito calma”, recomenda o empresário.

    Algumas dicas:

    Estoque

    Quantos itens você tem em estoque hoje? Armazenar estoque ocioso, suprir produtos desnecessários ou calcular mal o momento de repor produtos são sinônimos de prejuízo. Antes de partir para a FENINJER, providencie e analise um inventário dos itens estocados, especialmente os de giro alto, e faça uma previsão do que precisa ser reposto em curto, médio e longo prazo.

    Histórico de vendas

    Antes de ir para o evento, analise detalhadamente o histórico de vendas de, no mínimo, três anos e de cada uma das suas lojas, considerando aspectos como ciclo de vida do produto e sazonalidade; esqueça seu gosto pessoal e analise os dados levantados com total objetividade.


    Demandas

    Nem todos os seus colaboradores podem comparecer à FENINJER, mas é essencial conversar com a sua equipe e ouvir os gerentes e supervisores sobre as demandas não atendidas dos clientes. O ideal é ter um sistema minucioso de anotação de itens procurados por clientes e não disponíveis na loja.

    Posicionamento

    O comportamento do consumidor muda com a velocidade da Internet. Perceba se o seu cliente de hoje é o mesmo de dois ou três anos atrás, se houve mutação no estilo de vida, no grau de ousadia versus conservadorismo e na faixa etária das pessoas que entram na sua loja.


    Tendências

    Leia tudo sobre as tendências de moda e comportamento em joalheria para 2014; releia os portais de inspiração do caderno de tendências do IBGM, o Preview Design de Joias e Bijuterias 2014, e as matérias sobre o tema publicadas no InfoJoia e na F Magazine – a revista da FENINJER.

    Busque parcerias

    Ações cooperadas de marketing promocional entre a sua marca e seus fornecedores industriais ajudam a enfrentar a concorrência de redes de maior porte e produtos importados: vale a pena conversar com seus fornecedores a respeito, especialmente os mais antigos.


    Novos fornecedores

    Antes de ir à FENINJER, pesquise no Preview 58ª FENINJER e na 11ª edição da F Magazine (enviada antecipadamente por correio aos visitantes da feira) para identificar possíveis fornecedores de produtos que atendam ao perfil de sua clientela.

    Diversifique

    Destine uma pequena parcela — 10%, por exemplo — da verba às compras do primeiro semestre para testar uma linha diferente com a qual você nunca trabalhou: que tal experimentar joias para pets, ou joias masculinas mais ousadas ou mesmo uma linha para casais gays? Um investimento de 10% não significa um grande risco, mas pode ser uma chance de descobrir segmentos promissores de mercado e atrair novos compradores.


    Planeje-se

    Coloque na ponta do lápis um orçamento computando passagens/transporte, refeições e despesas nos dias da feira. Tenha à mão a agenda do dia impressa ou a ajuda de um dispositivo eletrônico para se orientar e saia de casa com seu tempo planejado, sabendo quais e quantos fornecedores irá visitar, em quais eventos sociais pretende comparecer, os horários de ônibus e vans gratuitos disponibilizados pela feira e das palestras. Não se esqueça das credenciais!

    Anote

    Faça anotações e comentários, recolha todos os catálogos, folders e material promocional que estiverem ao seu alcance. Pegue e distribua seus cartões de visita, e ao voltar para sua rotina, envie e-mails reforçando os contatos efetuados na feira, cobrando as eventuais informações / catálogos / orçamentos combinados. 


    ÚLTIMAS ESPECIAIS
    26/07/17

    Dia dos Avós

    Hoje a homenagem é para eles

    07/05/17

    Dia do Trabalho

    Joias da vida profissional

    + ESPECIAIS
    COMENTÁRIOS