Cadastre sua empresa:
77 empresas cadastradas e aumentando ...19/06/13
Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para Joalheiros é lançado em São Paulo
Evento reuniu integrantes da COAF, FGV São Paulo e IBGM para palestras
Auditório da Direito FGV, em São Paulo - Foto: Rafael Neddermeyer
Desenvolvido com o propósito de inibir a lavagem de capitais no setor joalheiro, o Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para Joalheiros foi lançado, ontem, 18/6, no auditório da Direito FGV, em São Paulo.
Com apresentação dos representantes das entidades desenvolvedoras do projeto, o evento serviu para esclarecer as dúvidas sobre o cumprimento das obrigações legais previstas na lei número 9.613/98 e detalhadas pela Resolução nº 23 do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).
Antonio Gustavo Rodrigues, presidente do COAF, falou sobre a importância de implementar um programa de prevenção à lavagem de dinheiro nos negócios, e ressaltou a seriedade de comunicar as operações suspeitas, evitando e combatendo o crime da lavagem de dinheiro.
Segundo César Almeida, Coordenador-Geral de Supervisão do COAF, as novas normas ajudam as empresas, oferecendo cautelas para prevenir o envolvimento com o estelionato.
Esquerda: Heloísa Estellita (Professora da Escola de Direito de São Paulo - FGV), César Almeida (Coordenador-Geral de Supervisão do COAF), Antonio Gustavo Rodrigues (Presidente do COAF), Écio Barbosa de Morais (Diretor do IBGM), Tomaz Aribi Fiszbaum (Estudante do quarto ano de Direito e membro da Clínica de Direito Penal Econômico)
Elaborado pela equipe da Clínica de Direito Penal da Direito FGV, em parceria com o IBGM, o guia tem apoio do COAF e patrocínio do SEBRAE e integra o Programa Sou Formal Sou Legal que, desenvolvido pelo IBGM, contribui para a formalização das atividades comerciais do setor joalheiro.
Ecio Morais, diretor do IBGM, comentou: “Compreendemos as dificuldades de tocar um negócio, mas o caminho para sobrevivência das empresas, instituições e, até mesmo, da sociedade, é a legalidade, a transparência e a formalidade”.
Representando os estudantes da Clínica de Direito Penal da FGV que participaram do desenvolvimento do guia, Tomaz Aribi Fiszbaum, aluno do 4ª ano, agradeceu a oportunidade e contou sobre a experiência de participar do projeto.
Heloísa Estellita, professora da Escola de Direito FGV de São Paulo e uma das orientadoras do projeto, participou das palestas e colaborou com respostas para as perguntas dos convidados.
Para ler o Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para Joalheiros, clique aqui.

28ª edição da maior multifeira da América Latina será realizada a partir da próxima segunda-feira