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    Tendências
    04/08/16

    Pretinho nada básico

    Joias negras são a nova aposta do setor joalheiro


    Ana Luiza Ribeiro

    Benne Fatto

    Durante um rápido passeio pelos corredores da 63ª FENINJER (Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins), que está sendo realizada no Centro de Eventos do World Trade Center, em São Paulo, e se encerra hoje (04), é impossível não notar a presença das joias negras nas vitrines.

    De acordo com a consultora especializada em planejamento estratégico de marcas, design de joias e pesquisas de tendências de consumo e de comportamento, com foco na cadeia produtiva joalheira, Márcia Croce, a moda “total black” é uma demanda do mercado: “O preto veio para representar o luxo mascarado, no qual a mulher ou homem sabe que está usando algo valioso, mas prefere guardar para sí. Para o mercado internacional a tendência é o banho de ródio negro com as esmeraldas e morganitas, que substituíram a febre das Turmalina Paraíba, já o mercado brasileiro resolveu ir além e apresentar o preto também nas pedras”.

    Seja como for, as joias rodinadas são uma ótima opção na hora de compor o look, isso porque o preto, considerado por muitos como básico, vai bem com qualquer cor, textura, estampa e ambiente. “O preto é descontraído, versátil e agrada desde o público jovem ao público mais maduro”, comenta Ana Carolina Brüner, uma das proprietárias da Brüner.

    Deri Joalheiros

    O revestimento

    O efeito negro no ouro é obtido através de um banho de ródio – metal da família da Platina, cujo símbolo químico é o Rh – que fornece uma camada de proteção às joias e proporciona uma coloração mais forte.

    É importante ressaltar que o revestimento é sensível ao desgate diário, sendo necessário tomar algumas precauções na hora do seu manuseio.


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