InfoJoia

RSS

Acompanhe os conteúdos publicados no InfoJoia por RSS.

Todo o conteúdo do Infojoia – link do RSS

LEIA TAMBÉM
TAGS
  • Setor Joalheiro
  • COAF
  • IBGM
  • Sistema de Controle de Atividades Financeiras
  • Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para Joalheiros


  • PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
        NEWSLETTER



       FORNECEDORES

    Cadastre sua empresa:

    77 empresas cadastradas e aumentando ...
    • Aumentar fonte
    • Tamanho normal da fonte
    • Diminuir fonte
    Gestão
    01/12/16

    Setor Joalheiro entra na Mira do COAF

    Diretor do IBGM reforça a obrigatoriedade das empresas se cadastrarem no Sistema de Controle de Atividades Financeiras


    Ecio Morais

    Ecio Morais, diretor do IBGM

    Dados os últimos acontecimentos envolvendo algumas empresas do setor joalheiro no Rio, o COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras – voltou suas atenções para o pequeno número de comunicações realizadas pelas joalherias no ano de 2016. Foram apenas 06 comunicados em um universo de 4.000 empresas cadastradas.

    Como todos sabem, de acordo com a Lei nº 9.613/98, as joalherias (indústria e comércio) são obrigadas a efetuar um cadastramento no COAF, criar e implementar um programa de prevenção à lavagem de dinheiro em seu negócio, treinar os empregados, comunicar ao COAF propostas de operações ou operações suspeitas, manter registro de operações realizadas, independentemente do seu valor, e identificar e manter cadastro de todos os seus clientes e cumprir algumas normas que visam prevenir a lavagem de dinheiro no setor.

    O COAF é um órgão de inteligência financeira responsável por receber e cruzar as informações sobre pessoas e operações, a fim de identificar possíveis operações de lavagem de capitais, traçar o caminho percorrido pelo dinheiro “sujo” e auxiliar na investigação de práticas criminosas. Ele não tem funções de investigação, como a Polícia ou Ministério Público, porém colabora com estes órgãos fornecendo dados de transações suspeitas.

    O IBGM tem trabalhado para sensibilizar o setor quanto a importância de se aprimorar os mecanismos de controle das empresas, de forma a evitar o risco de lavagem de dinheiro nas operações de venda de joias. Publicamos duas edições do “Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para Joalheiros” e realizamos diversos eventos para orientação das empresas.

    Em breve, o Instituto irá lançar um aplicativo que facilitará bastante todo esse procedimento obrigatório.  

    Clique aqui para fazer o download da segunda edição do Guia e obter mais informações sobre as exigências legais monitoradas pelo COAF


    ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Gestão
    31/08/17

    Industrialização por Encomenda e os seus benefícios

    Nova edição da cartilha traz informações atualizadas e está disponível para download

    18/07/17

    10 Motivos para acreditar...

    Minha lista é sobre o Brasil, mas o desafio é para você listar as razões que o fazem continuar acreditando na sua empresa

    + Gestão
    COMENTÁRIOS