InfoJoia

RSS

Acompanhe os conteúdos publicados no InfoJoia por RSS.

Todo o conteúdo do Infojoia – link do RSS

LEIA TAMBÉM
TAGS
  • Design
  • Sustentabilidade
  • Certificação
  • IBGM
  • desenvolvimento
  • pesquisas
  • tendências
  • benchmarking


  • PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
        NEWSLETTER



       FORNECEDORES

    Cadastre sua empresa:

    77 empresas cadastradas e aumentando ...
    • Aumentar fonte
    • Tamanho normal da fonte
    • Diminuir fonte
    Mercado
    21/04/17

    Design, Sustentabilidade e Certificação norteiam o trabalho do IBGM

    Os vetores de desenvolvimento para o setor estão pautados em pesquisas de tendências, estudos de negócios e casos de benchmarking


    Por Ecio Morais

     

    Alinhado às tendências de mercado, o IBGM tem focado suas estratégias de trabalho em três vetores para tornar a indústria mais competitiva, tanto no mercado interno quanto nas operações internacionais: design, sustentabilidade e certificação.

    A partir de sua experiência com os projetos de exportação, o IBGM identificou que somente promoção comercial não amplia a base exportadora do setor (aumento do número de empresas exportadoras) ou incrementa a geração de divisas (volume efetivo de exportações). É preciso uma abordagem mais holística, envolvendo qualificação das empresas, investimento no design e na inovação, na certificação e em ações de sustentabilidade e de e-commerce.

    Para que essa atuação mais abrangente seja factível, o IBGM apostará em uma ação articulada de gestão junto à CAMEX, visando superar os gargalos burocráticos que impedem o crescimento das exportações do setor.

    Na área design e inovação, o IBGM transformará o já tradicional Prêmio IBGM de Design em Prêmio FENINJER de Design e Inovação. O novo formato do concurso permitirá maior envolvimento das principais empresas do país em projetos de design e inovação através da inserção do Design Thinking na gestão e estratégia do negócio. Ainda no âmbito da FENINJER, a principal feira de joias do país, o Instituto pretende exigir de todas as empresas expositoras a certificação do teor de ouro dos produtos com o selo AMAGOLD ou uma certificação independente indicada pelo Instituto.

    Nas ações voltadas à sustentabilidade setorial, o IBGM está desenvolvendo um Código de Conduta e Ética para ser apreciado pelas empresas participantes da cadeia de produção de joias e gemas no Brasil. As questões da sustentabilidade e rastreabilidade da produção de matérias primas (ouro e gemas) têm se tornado um tema de vital importância na competitividade internacional das empresas.

    Finalmente quando tratamos do e-commerce, o Instituto está empenhado em transformar o site da FENINJER em um portal, na condição de fornecedor de conteúdo institucional e de informações de mercado, que se configurará como um poderoso veículo de comunicação entre os expositores, os clientes e o IBGM. O lançamento acontecerá por ocasião da 65ª FENINJER, em agosto.

    A identificação de que esses três vetores de desenvolvimento têm sido constantemente citados em diversas pesquisas, estudos de negócios e casos de benchmarking, reforça à diretoria do IBGM que o plano de trabalho do Instituto está no rumo certo, apesar de todas dificuldades e percalços.  Agora, é necessário o comprometimento de todas as empresas para a busca de resultados promissores.


    ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Mercado
    14/08/17

    Dia dos Pais aquece as vendas

    Pesquisa aponta crescimento na venda de joias masculinas

    20/07/17

    Precious Brazil

    IBGM e Apex-Brasil apresentam o novo Posicionamento Estratégico das Gemas Brasileiras no Exterior

    + Mercado
    COMENTÁRIOS