InfoJoia

RSS

Acompanhe os conteúdos publicados no InfoJoia por RSS.

Todo o conteúdo do Infojoia – link do RSS

LEIA TAMBÉM
TAGS
  • Gestão
  • design
  • competitividade
  • designer
  • indústria
  • produto
  • setor joalheiro


  • PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
        NEWSLETTER



       FORNECEDORES

    Cadastre sua empresa:

    77 empresas cadastradas e aumentando ...
    • Aumentar fonte
    • Tamanho normal da fonte
    • Diminuir fonte
    Mercado
    05/05/17

    A Gestão do Design como Fator de Competitividade

    A atuação do designer na indústria é muito mais do que desenhar um produto


    Por Ecio Morais

     

    A questão do design, particularmente no setor joalheiro, ainda é vista como um tema exclusivamente relacionado à estética do produto. Nada mais equivocado. O conceito moderno de design está inserido no universo da gestão estratégica de uma empresa. Nesse contexto, o design dialoga com a marca com o posicionamento, com a produtividade e, finalmente, por óbvio, com o consumidor ou cliente.

    Muito além da aparência, o desenho de produto tem uma dimensão estratégica, que se bem compreendida, pode ampliar consideravelmente o potencial competitivo de qualquer organização. Em uma gestão do design bem formulada e bem planejada, a concepção do produto não está alinhada apenas com os aspectos estéticos e com as tendências do mercado e do consumo. A viabilidade técnica e de custos na fabricação, o marketing de exposição (vitrine), de venda (promoção) e o posicionamento e estratégia de marca da empresa formam um todo holístico associado à inovação e ao design.

    Dentro deste novo conceito, o papel do designer mudou. O que se espera deste profissional hoje é muito mais que os qualificativos associados a um desenhista industrial ou a um artista. Ele deve participar de todo o processo de produção, desde a concepção do produto até à estratégia do pós-venda. Ele deve auxiliar e complementar a visão do empresário, geralmente mais preocupado com o dia a dia da empresa.

    Segundo Tucker Viemester, consagrado desenhista industrial, consultor da Coca Cola e do McDonald’s, os melhores CEOs são aqueles com um perfil de designer, como Henry Ford e Steve Jobs. O preconceito e velha dicotomia entre o empresário “pé no chão” e pragmático e o designer “cabeça na lua” e artista está totalmente superado.

    Alinhado com essa nova realidade de mercado, o IBGM pretende lançar na próxima edição da FENINJER o Prêmio FENINJER de Design e Inovação. O projeto será desenvolvido em parceria com uma conceituada universidade, e pretende estimular a reflexão dos empresários expositores sobre essa nova abordagem, onde a concepção do produto não pode estar dissociada do todo.

     

     


    ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Mercado
    18/05/17

    Crise: o começo do fim

    Indicadores apontam para um segundo semestre mais aquecido. É o momento de reflexão e escolhas sobre o que queremos para o futuro do país

    10/05/17

    E-commerce em alta

    Varejo online deve representar 25% do mercado de luxo em 2025

    + Mercado
    COMENTÁRIOS