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    Mercado
    19/06/17

    Para o alto e avante

    Mesmo com crise, mercado de luxo movimenta R$ 3,3 trilhões no mundo


    Da Redação

    É fato que a crise econômica brasileira dos últimos anos afetou o consumo de uma maneira geral e também no mercado de luxo, mas isso não impediu que esse mercado gerasse oportunidades e rápido crescimento. Mundialmente, o segmento de luxo  movimentou R$ 3,3 trilhões e cresceu 4% no ano passado, segundo a consultoria americana Bain & Company.

    Entre os fatores para esse aumento está a forma como as pessoas tendem a se relacionar com o mundo e com elas mesmas. De acordo com o site TrendWatching, especializado em observar os rumos do mercado mundial, há uma crescente busca pela necessidade de identificação própria — talvez, pelo volume de informações com que as pessoas são bombardeadas todos os dias.

    Neste contexto, o luxo volta-se para a personalização dos desejos pessoais, buscando encontrar formas de atender as expectativas únicas e particulares de seus consumidores. Além disso, a classe A, que há 15 anos representava 0,7% das classes, chegará a 2,3%, segundo a Price Waterhouse Coopers (PWC) — o que triplicou o número de potenciais consumidores.

    Com esse aumento, o segmento de luxo alcançou seu ponto de maturação, por isso, as marcas devem adotar estratégias diferentes para serem bem-sucedidas, como ajustar as expectativas e entender muito bem seu consumidor final, investindo em profissionais capacitados para atuarem como leitores de Database Marketing, para entenderem os chamados UNHWIs (“Ultra High Net Worth Individuals”, pessoas com altíssimo poder aquisitivo e de influência). Destacar as marcas pessoais e apontar o caminho da empresa na direção de novos clientes também é essencial. Além disso, o mercado precisa ser capaz de conviver com os Millenials, um segmento com crescente poder aquisitivo e que envolve em suas compras o prazer emocional ou intelectual, em situações inimaginadas e surpreendentes.

    É importante ressaltar que os especialistas apontam que em 2025 o Brasil, China, Rússia e índia representarão 52% do consumo de luxo no mundo, mas que é preciso se preparar para atender essa demanda e consumo, que hoje ainda estão pautados significativamente em produtos, mas que estão migrando para experiências e serviços atrelados aos produtos que as empresas e pessoas poderão oferecer.


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